Tudo sobre Seguro Viagem

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Quando eu comecei minha viagem de volta ao mundo imaginei que alguns imprevistos aconteceriam, porém a última coisa que eu esperava era que levassem meu laptop, passaporte e dinheiro logo na Alemanha, que em geral é um país muito seguro. Mas aconteceu.

Ninguém planeja pegar dengue, cair na água com a câmera nova ou perder um vôo porque um vulcão resolveu entrar em erupção justo dia que você ia para aquela praia paradisíaca. Infelizmente essas coisas vão acontecer com algumas pessoas e o resultado pode ser desde de perder alguns dias de diversão até um rombo na sua conta quando se fala de despesas médicas por exemplo. Ter um seguro viagem é a melhor maneira de reduzir os danos caso algum problema aconteça e nesse post vou dar algumas dicas sobre o que prestar atenção na hora de fazer o seu para não ter mais dor de cabeça quando precisar utilizá-lo.

O que é seguro viagem?

Seguro Viagem é um tipo de seguro que cobre despesas médicas, cancelamentos de viagem, perda de bagagem, acidente aéreo, roubos e outras emergências em viagem internacional ou no seu próprio país. Preços podem mudar radicalmente de uma empresa para outra e as diferenças em geral são os valores cobertos e exclusões. Exemplo: Uma apólice mais barata pode cobrir até 50 dólares para emergências odontológicas, enquanto outra pode cobrir 300 dólares na mesma situação.

 

Por que eu preciso fazer um seguro viagem?

Porque você não pode prever o que vai acontecer, especialmente com relação à saúde. Eu viajo com câmera, algumas lentes, laptop e outros eletrônicos que me trariam um grande prejuízo caso eu os perca, mas esse é um prejuízo mensurável. Eu nunca vou perder mais do que o valor que paguei por eles. Já com emergências médicas não há limites para o quanto você pode ter que desembolsar.

Conheci muita gente viajando que precisou de cuidados médicos. Vários acidentes de moto e bicicleta, intoxicação alimentar, dengue e mais recentemente uma simples mordida de macaco que custou 1.700 dólares em vacinas. Se você precisar de uma ambulância e internação os custos podem te mandar pra casa com algumas dívidas.

Para ter uma ideia estes são os preços médios de 24 horas de tratamento médico em alguns países de acordo com a federação internacional de planos de saúde: Argentina $429, África do Sul $665, França $853, Nova Zelândia, $979, Austrália $1,472, USA $4,287.

Além disso alguns países exigem que você tenha um seguro. O exemplo mais comum são os países da área Schengen (boa parte da Europa) que cobram seguro com cobertura médica de pelo menos 30 mil euros e que cubra expatriação e emergências médicas.

 

Tenho que tomar algum cuidado na hora de fazer o meu seguro?

Vários! Principalmente com as letrinhas miúdas, que são muitas. Todas as empresas tem contratos cheios de exclusões e muita gente só descobre elas quando tenta receber alguma coisa. Tente não contratar o seguro de última hora para ter tempo de ler pelo menos os principais itens. Compare diferentes empresas para ver qual oferece as melhores condições para os itens que são mais importantes para você.

 

Quais os principais itens que eu devo observar?

Acidentes e cobertura médica

Mesmo que você não esteja viajando para a Europa utilizar as exigências de um seguro Schengen são um bom ponto de partida. Evite seguros que cubram menos do que 30 mil euros para emergência médica. Pode parecer muito, mas imagine quanto custa dar um jeito na sua perna quebrada na Noruega por exemplo.

Esportes

Se você vai praticar esportes durante a viagem leia bem esta parte pois cada seguradora trata eles de maneira diferente. Algumas não vão cobrir sua queda de um cavalo, outras podem cobrir mergulho com cilindro e salto de paraquedas se você pagar um adicional.

Condições preexistentes

Verifique qual a política da sua seguradora para condições de saúde prévias a sua viagem. Em geral qualquer problema relacionado à doenças que você já tinha não serão cobertas.

 

O que normalmente está coberto e o que não está?

Atrasos e cancelamentos de voo normalmente estão cobertos, mas se você pegou uma empresa pequena que cancelou os voos por problemas financeiros você só conseguirá receber alguma coisa se ela declarar falência.

Roubos em geral são cobertos, furtos nem sempre. Se alguém quebrar o vidro do seu carro para pegar uma bolsa o seguro cobre, se você estiver andando no centro de Paris e puxarem o celular do seu bolso sem você ver o seguro não cobre.

Se você se acidentar de moto na Tailândia e não tiver carteira de motorista é bem provável que você não vai receber nada da seguradora.

Se por problemas de segurança você precisar ser removido do país a seguradora deve providenciar tudo. Isso inclui desde desastres naturais até conflitos.

Caso algum parente próximo venha a falecer o seguro deve pagar suas despesas para voltar ao país e tudo que você já pagou e não pode cancelar (voos, hotéis, ingressos, etc).

O seguro não vai cobrir nenhum acidente resultado do uso de álcool e drogas ou qualquer coisa que não seja sensata. Tentar tirar selfies com um hipopótamo na Tanzânia, por exemplo, não é uma boa ideia.

Novamente, leia tudo com atenção porque nada é tão simples assim com seguradoras. A principal causa de reclamação são detalhes como a pessoa achar que estava coberta pela perda de bagagem só para receber uma resposta dizendo que tem uma cláusula no contrato excluindo o pagamento se a mala for perdida em um sábado de lua cheia.

 

Como evitar as dores de cabeça se eu precisar usar o seguro?

Tenha cópias das notas fiscais de todos os seus eletrônicos e outros itens que você pode querer reclamar (você pode tirar uma foto e enviar para o seu e-mail para não ter que carregar papéis).

Guarde os comprovantes de passagem e se possível de saques/câmbio. Eles serão úteis para comprovar lugares que você esteve e dinheiro que você tinha.

Fotografias das suas malas, seus documentos e até de você mesmo (em caso de problemas de saúde) ajudam caso você precise solicitar algum pagamento.

Em suma quanto mais evidências melhor. Pode ser que a nota fiscal do seu laptop não esteja em seu nome, mas fotos de você com ele definitivamente vão ajudar a convencer quem está analisando seu caso de que é realmente algo que era seu.

Qual empresa contratar?

Escolher a melhor empresa é muito difícil, elas sempre pagam comissão pelas indicações (inclusive para este blog) e quando você pesquisa é impossível saber se aquela é realmente a melhor ou a recomendação é só para fazer dinheiro.

Até decidir fazer uma viagem de volta ao mundo eu não me preocupava tanto com qual empresa utilizar. Mas agora seria por um longo período, então além das chances de algo acontecer serem maiores no longo prazo os custos também seriam altos. Li bastante sobre isso e vi que a maioria das pessoas recomenda a World Nomads.

Fiz meu seguro com eles e [infelizmente] pude testá-lo já na segunda semana de viagem, quando roubaram minhas coisas no hostel que eu estava. Liguei para o número de emergência deles logo depois de perceber que tinham levado meu laptop e a atendente me deu as instruções sobre o que fazer. Recebi o reembolso pelo meu laptop, dinheiro e o custo do meu novo passaporte, de acordo com a apólice, cerca de um mês depois.

Eu recomendo a World Nomads porque eles têm um preço muito bom pela cobertura extensiva que oferecem e, pela minha experiência, o processo de solicitação de reembolso e pagamento é tranquilo.

A World Nomads também permite que você faça o seguro mesmo que já tenha iniciado a viagem. O que é bastante útil se você estendeu sua viagem e precisa também estender o seguro ou se não sabe exatamente qual será a duração da viagem. Eu fiz o seguro por 6 meses e renovei por mais 6 meses enquanto estava na Europa.

Se você quiser fazer uma cotação pode usar o formulário abaixo. Eu ganho uma pequena comissão se o seguro for feito por aqui, mas fique à vontade para fazer pelo próprio site da World Nomads. Minha recomendação é de fato pelo serviço que eles oferecem e não pelos dólares 🙂

 

E se eu quiser seguro para viajar no Brasil?

Eu nunca fiz seguro no Brasil porque meu plano de saúde cobriria o básico, mas nesse caso minha sugestão seria a Mondial que eu sempre usei antes para viagens internacionais.

Meu cartão de crédito oferece seguro viagem. É a mesma coisa?

Normalmente sim, e o melhor é que é de graça. Fique atento para ver se o seu cartão cobre despesas médicas já que alguns só cobrem acidentes. Em geral cartões Visa e Mastercard platinum ou superior cobrem despesas médicas se você comprar as passagens integralmente com um deles. Alguns cartões American Express fornecem o seguro mesmo que você tenha comprado as passagens com outro cartão. O seguro destes cartões atendem às exigências dos países da área Schengen, portanto basta você imprimir o certificado e apresentar na imigração caso solicitem. Em geral os cartões limitam o seguro a até dois meses, se você for viajar por um período maior pode contratar seu seguro com outra empresa ao fim do prazo coberto pelo cartão.

As regras variam de acordo com cada bandeira e a cobertura costuma ser menos abrangente do que um seguro independente, porém pelo custo zero essa é uma excelente opção para economizar. Se você for contratar um seguro porque quer cobertura para esportes radicais ou contra roubos por exemplo, solicite a apólice do cartão do mesmo jeito. É sempre bom ter um plano B.

Mais dicas

Evite usar os seguros que oferecem quando você compra passagens áreas, em geral (nunca vi exceção) eles são muito caros pela cobertura superficial que oferecem.

Leia bem seu contrato. É muito chato, mas é necessário.

Guarde cópias das notas fiscais do que estiver levando com você.

Tenha cópias do número da apólice e telefone da seguradora em diferentes malas durante a viagem.

 

Tem dicas ou dúvidas sobre Seguro Viagem? Escreva nos comentários para que possamos melhorar este artigo.

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Depois de algumas curtas viagens pela América do Sul achou que 10 dias não eram suficientes para conhecer muita coisa. Largou o emprego e viaja pelo mundo conhecendo lugares, pessoas e fotografando nas horas vagas (que são todas).

10 Respostas

  1. irene maos felix

    Muito bem explicado, fácil compreensão Parabéns!

  2. Rodrigo, pelo que li a World Nomads tem o melhor custo benefício, porém sempre surgem muitas duvidas uma é relacionado ao idioma, mas pelo comentario de outro leitor vc disse que eles tem suporte em portugues em caso de emergencia né? Outra duvida, depois de fechar o seguro online eu recebo tudo certinho no e-mail como contatos para emergencia e coisa e tal? Outra dúvida vou para a europa com voo saindo dia 08/06 e chego lá dia 09/06 e retorno de lá dia 23/06 e chego no Br dia 24/06 , a dúvida é a seguinte, devo contratar o seguro do dia 08/06 ate 24/06 ou do dia 09/06 até 23/06 ? E na World Nomads só é possível comprar para essa viagem tres semanas o que aumentaria bem os custos, entao pergunto eu poderia comprar dois seguros um de duas semanas e outro de 3 dias por exemplo? Agradeço desde já a sua atençao, obrigado.

    • Luiz, sobre o atendimento eles me confirmaram sim que a parte do time emergencial (que você vai ligar se tiver problemas de saúde, roubo, perda de voos, etc) e de claims (quando você for pedir reembolso por qualquer situação coberta pelo seguro) podem atender em português. Apenas o time de suporte normal atende exclusivamente em inglês, então para dúvidas em geral somente neste idioma por enquanto. Essa foi a pergunta que fiz pra eles com a confirmação de que português é uma das línguas atendidas: http://postimg.org/image/p39sx8sk7/

      Sobre as datas, o ideal é você cobrir sua saída e chegada, portanto 8/6 até 23/6. Se a empresa perder sua bagagem, atrasar/cancelar o voo ou até mesmo se você precisar cancelar sua viagem e quiser reembolso das passagens/hotel/passeios antes de sair do país o ideal (ou necessário no caso do voo de saída) é que todo o período esteja coberto.

      Você pode sim contratar 2 semanas e adicionar 3 dias se quiser. Eu vou ter que adicionar 2 dias ao meu seguro existente mês que vem por exemplo. Mas você pode contratar um novo seguro diretamente colocando quais quer duas datas (17 dias por exemplo). Se você olhar o formulário da World Nomads aqui na página mesmo tem as opções de data de início e fim. Você está tempo algum problema com essa parte?

      • Rodrigo primeiro agradeço a sua resposta, então ao selecionar 17 dias por exemplo eles jogam o seguro para três semanas, o que acaba aumentando o preço, ou seja, eles arredondam para cima, no meu caso 17 dias jogam para três semanas entendeu? Outra dúvida, digamos que eu ou minha esposa venha a precisa de auxilio médico, e que o atendimento sei lá venha a custar mil euros por exemplo e caso eu não tenha esse valor para pagar e ser reembolsado como funciona? O seguro paga diretamente o hospital?

        • Luiz, falei com o suporte sobre a questão do prazo. Eles falaram que na compra realmente arredondam para semanas. Como eu tinha que renovar o meu em 3 dias acabei de fazer aqui para ver se funcionava na renovação e deu certo. Então você pode fazer duas semanas e adicionar o número de dias que você quiser posteriormente. As opções em dias são 2, 3 e 5.

          Sobre a necessidade de auxílio funciona assim. Se o valor for pequeno e não for emergência você paga e eles reembolsam. Se for emergência médica, algo que você não possa pagar, etc. Você liga para eles que eles acertam com o hospital. Por isso é importante que você tenha sempre o telefone e o número da sua apólice com você. Em geral você vai ligar e eles vão indicar para qual hospital você deve ir ou vão enviar um médico até você.

          Se restou alguma dúvida me avise. Abraço!

  3. Olá Rodrigo, estou em fase de pesquisa para contratar o seguro e todos estão na mesma faixa de preço com coberturas simlares, estou querendo a world nomads porém não falo inglês fluentemente, você sabe me dizer se eles atendem em português ou mesmo espanhol? Obrigada
    Parabéns pelo blog estamos acompanhando…

    • Opa, boa pergunta! Na verdade eu perguntei isso pra eles mas esqueci de colocar a informação no post.
      O que eles me disseram foi que o a equipe de emergência pode atender em português, mas o atendimento ao consumidor é somente em inglês. Ou seja, no dia a dia se você tiver alguma dúvida só em inglês para solucionar, mas se precisar de hospital, for roubado, etc, vai ter alguém que fala português pra te orientar.
      Se quiser testar faz uma ligação pra eles pra ver se o português é bom. Esse é um ponto importante, então é bom que você se sinta tranquilo em saber se eles vão realmente poder te ajudar em um possível momento de necessidade.

      Espero que tenha ajudado. Se ficou alguma dúvida pode perguntar. 🙂

      Abraços e obrigado por acompanhar.

  4. […] indico a leitura do Blog Até Onde?, lá você encontrará tudo que deseja saber sobre seguro […]

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