Sarajevo ou Pristina? Escolha o meu destino.

postado em: Europa, Viagem | 3

No início do próximo mês vou deixar Hvar para continuar viagem. Antes de deixar a Europa devo visitar mais alguns países bálticos entre agosto e setembro até finalmente chegar na Turquia.

mapa

Como tempo não é um problema quero fazer um pequeno desvio para visitar lugares que passaram por conflitos recentes. Locais onde o nome ainda lembra cenas de batalhas e mortes, mas onde o atual cenário já é diferente. Porém em vez de eu escolher vou deixar para os leitores do blog a decisão de qual cidade visitar.

As opções são:

Sarajevo – Bósnia e Herzegovina

Sarajevo

A guerra pela independência da Bósnia deixou milhares de mortos na capital Sarajevo entre 1992 e 1995. Se você não é muito jovem pode lembrar que enquanto comemorava as defesas do Taffarel na copa de 1994 Sarajevo era bombardeada e atiradores de elite sérvios ajudavam a tirar a vida de mais de 10 mil pessoas.

Sarajevo também foi o local onde o arquiduque da Áustria Franz Ferdinand foi assassinado em 1914, sendo esse um dos principais eventos que desencadearam a primeira guerra mundial.

Pristina – Kosovo

Pristina

O Kosovo declarou-se estado independente em 1991 mas o único país a reconhecer a independência foi a Albânia. A tensão com o governo central da Iugoslávia foi piorando até 1998 quando uma guerra finalmente começou, matando 12 mil pessoas em um pouco mais de um ano de conflito.

Pristina é a capital de um país que a Sérvia (bem como Rússia e China) não reconhece como nação. De fato não se pode entrar do Kosovo para a Sérvia já que em tese você já estaria em território sérvio ilegalmente.

Por que ir lá?

Tanto a Bósnia quanto o Kosovo ainda estão se recuperando das feridas dos seus conflitos. Independe de qual desses lugares eu acabe conhecendo a ideia não é que seja uma visita para ver destruição, mas sim como as coisas estão depois de um período muito difícil que é bastante recente. Certamente não será o lugar mais bonito que eu vou conhecer, mas não estou viajando só pelas belezas e sim pelas experiências e nesse aspecto qualquer um desses lugares tem muito a acrescentar.

Então a votação ficará aberta aqui por 10 dias e no próximo mês vou visitar um dos lugares que vocês escolherem.

Escolha o destino

ATUALIZAÇÃO:

Votação Encerrada. Sarajevo ganhou de lavada.

Compartilhe este post:
Share on Facebook21Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on StumbleUpon0Email this to someone
Seguir Rodrigo Belasquem:

Depois de algumas curtas viagens pela América do Sul achou que 10 dias não eram suficientes para conhecer muita coisa. Largou o emprego e viaja pelo mundo conhecendo lugares, pessoas e fotografando nas horas vagas (que são todas).

3 Respostas

  1. Katherine Rabanal

    HOla Rodrigo, gusto mucho de leer cada una de sus experiencias y ver las hermosas imágenes que puedes captar con el lente de tu cámara. Yo voté por Pristina no sé por qué es solo una corazonada rsrs

  2. Ignacio Herrera

    Faltou Sarajevo na nossa viagem à Croácia. Não desmerecendo Pristina, mas nos falaram muito bem de Sarajevo.

Deixe uma resposta